Filé Mignon na manteiga

Cresci ouvindo que o filé de minha avó Hilda era o melhor filé do mundo. E era mesmo. Minha vó, que era de criação, entendia muito de comida, mas não sabia que aquela quantidade de manteiga que colocava no filé era coisa de francês. Uma coisa que muitas amigas minhas reclamam é que quando fazem filé ou qualquer tipo de carne em casa, ele fica duro, e sempre me perguntam “como sua mãe faz para a carne ficar molinha assim?”. Pois bem, aí está o segredo: filé mignon pequeno e inteiro, sal e manteiga. Serve 6 pessoas

Vai precisar de...

1 filé mignon pequeno (de aprox. 1.500g) 1 cl de sopa de sal Aprox. 150g de manteiga com sal (depende do tamanho do filé)

Vamos começar

1- Limpe o filé ou compre-o limpo e passe água, apenas. 2- Passe sal dos dois lados. 3- Coloque a manteiga em uma frigideira com 30cm de diâmetro e ligue o fogo em temperatura média/alta. Deixe a manteiga derreter completamente até que fique dourada nas bordas. 4- Mexa a frigideira para movimentar a manteiga e coloque o filé. Deixe-o dourar de um lado e, sem furá-lo, passe-o para a outra extremidade da frigideira, que estará mais quente. Faça isso repetidas vezes, deixando a manteiga envolve-lo, até que ele fique dourado. 5- Desligue o fogo e retire-o da frigideira para que não fique muito passado. Coloque-o em uma tábua de cortar e espere esfriar. Com luvas de procedimento, segure o filé com uma mão e com a outra, corte-o em finas fatias. O meio deve estar rosado. Na mesma sequência em que ele foi cortado, passe-o para o prato de servir, de preferência que possa ir ao forno. 6- Antes de servir, para aquecê-lo, leve-o descoberto ao forno bem quente por cerca de 2 minutos.   #DicaDaTia: depois que estiver cortado, aproveite a manteiga que ficou na frigideira, sem utilizar a espuma, retire um pouco de sua superfície com uma concha e passe um fio ao longo do filé.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.