Costela de porco ao vinho do porto

Esta costelinha de porco é simplesmente maravilhosa!! Assista ao vídeo e verá como é fácil de fazer! Ela solta delicadamente do osso, fica ainda melhor no dia seguinte e acompanha muito bem purê de batata com mandioquinha, maçã caramelada, cogumelos gratinados, mini batatas assadas com alecrim, suflê de massinha capellini, suflê de queijo, abobrinha recheada com ricota, tortilla de batata, creme de milho, brócolis no vapor, aipim crocante de forno, torta de alho poró com queijos, batatas assadas, arroz, quiche de tomatinho e brócolis, gratinado de cebola com parmesão, batata doce crocante, arroz com sálvia, verduras assadas no papelote, arroz de forno e batata gratinada.

 

 

Vai precisar de…
1.400g de costela de porco
2 limões para lavar a costela
1 colher de sopa de alecrim
1 colher de sobremesa de sálvia (6 folhas)
1 colher de sobremesa de tomilho
1 colher de sopa de salsa
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sobremesa de pimenta moída
3 colheres de sobremesa de mostarda de mel
2 colheres de chá de sal
1 xícara quase cheia de vinho do porto
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de água quente para ser usada quando estiver assando

 

Vamos começar!
Tempere a costelinha de véspera

1- Lave o porco com limão por cerca de 5 minutos.
2- Em uma vasilha, misture mostarda, manteiga, pimenta, sal, alecrim, salsa, sálvia, tomilho e vinho do porto. Unte o pirex que vai ao forno com o azeite de oliva, assente a costela e lambuze-a com a mistura de mostarda dos dois lados. Cubra com papel filme e deixe na geladeira até o dia seguinte.

No dia seguinte…
3- Retire a costela da geladeira e descarte o papel filme.
4- Ligue o forno a 230ºC e espere aquecer. Cubra a costela com papel alumínio e coloque no forno por 30min a 1h com a parte da carne virada para cima.
5- Descubra, deixe dourar por 30 minutos, vire a parte do osso para cima e deixe por mais 30 minutos regando de vez em quando e coloque 1/2 xícara de água quente.
6- Vire o lado e deixe a carne para cima novamente, acrescente mais 1/2 xícara de água quente, ligue o grill e deixe por mais 5 minutos. Neste tempo, aproveite para regar mais uma vez. Delicioso!!

Depois do grill

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.