Uma receita maravilhosa para servir na Páscoa!
Serve 2 pessoas
Vai precisar de…
400g de lombo de bacalhau
3 colheres de chá de azeite de dendê
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média
1 tira de 2cm de pimentão
160g de quiabo
4 dentes de alho pequenos
Salsa e cebolinha (equivalente a 1 colheres de sopa)
6 colheres de sopa de água para ajudar a bater o tempero
5 a 6 xícaras de cafezinho de água quente para o cozimento
1/2 xícara de cafezinho de farinha de mandioca
Vamos começar!
1- Dessalgue o bacalhau: você deve colocá-lo em uma vasilha com água 2 dias antes de prepará-lo e trocar a água 4 vezes ao dia. Ele naturalmente tem muito sal e este processo serve para tirar o sal em excesso.
2- Feito isso, retire o bacalhau da água. Amasse o alho em um pilão, misture ao azeite de oliva e lambuze o bacalhau. Reserve.
3- Retire a parte do caule dos quiabos e descarte-as.
4- Lave e descasque a cebola, corte-a em 4 e coloque-a no liquidificador junto com a salsa, a cebolinha, a tira do pimentão e 6 colheres de sopa de água. Bata até que fique uniforme e reserve.
5- Coloque o azeite de dendê em uma panela, em fogo médio, e espere ele esquentar por 30 segundos. Em seguida, coloque as postas de bacalhau e deixe-as 2 minutos de cada lado. Coloque água para ferver.
6- Em seguida, posicione as postas no meio da panela e coloque o tempero batido de um lado e o quiabo do outro. Abaixe o fogo para médio/baixo, acrescente de 5 a 6 xícaras de cafezinho de água quente, tampe a panela e deixe cozinhar até que os quiabos e bacalhau fiquem macios.
7- Quando o escaldado estiver pronto, desligue o fogo, retire 2 a 3 conchas do seu caldo e coloque em outra panela para fazer o pirão.
Fazendo o pirão
8- Espere o caldo esfriar um pouco, coloque a farinha, misture e, em seguida, ligue o fogo em temperatura média. Mexa por todo o tempo, até que ele fique com consistência de um pirão, o que deve durar cerca de 3 minutos. Está pronto!
—
Comentário(1)
Pingback: 60 receitas para deixar sua Semana Santa mais gostosa – Receitas Fantasticas