De Ademar de Cicco
Mais saudável, impossível! Tomate e folha de louro vão resultar em um molho tão gostoso que nós não colocamos sal ou qualquer outro tempero :) Suave e maravilhoso!
Ele é para ser feito em um dia calmo, pois demora um pouco de ficar pronto, mas você pode congelá-lo em porções e utilizá-lo de várias formas. Mas lembre-se de congelá-lo sem tempero. Tempere depois com manjericão, orégano, tomilho, alho ou o que for do seu gosto e combinar com o prato que estará preparando.
Vai precisar de…
5kg de tomates italianos maduros
1 folha de louro
Vamos começar!
1- Lave os tomates em água corrente e retire somente o que chamamos de “olho”, que é o lugar do talo.
2- Coloque suficiente para dar 1cm de altura em uma panela grande somente para que os tomates não grudem no início do cozimento. Coloque-os na panela com 1 folha de louro grande ou 2 pequenas e ligue o fogo em temperatura alta. Deixe a panela panela tampada até ferver e que os tomates comecem a soltar da pele e amolecer.
3- Então, destampe a panela e mantenha-a no fogo até que o líquido que o tomate solta reduza de 2 a 3 dedos.
4- Depois que a água esteja bem reduzida, desligue o fogo e passe os tomates em um multiprocessador manual. Se não o tiver, bata-os no pulse do liquidificador. Para tirar todas as sementes e deixar somente o tomate, nós optamos em passá-lo também em uma peneira de aço.
5- Depois, volte o molho ao fogo alto para reduzir por 1 hora, mexendo de vez em quando. Está pronto!
—
#DicaDoAdemar: é importante reduzir o molho para que você fique com a polpa. Assim, o molho estará consistente o suficiente para não deixar a água do tomate no prato.
—