Rende de 6 a 8 mini porções
Vai precisar de…
250g de carne seca em cubos (charque) – usamos o corte traseiro, a parte mais limpa e com menos gordura da carne seca
2 colheres de sopa de manteiga
2 1/2 xícaras de cafezinho de farinha de mandioca
2 cebolas grandes
Vamos começar!
1- Coloque a carne seca em uma panela com água até cobrí-la, em fogo médio/alto, e deixe ferver. Faça isso para que ela perca seu sal. Como cada carne é uma, não há um tempo determinado para deixar a carne na água, você deve prová-la até que ela esteja com muito pouco sal. Durante o processo, troque a água da panela quando ela estiver saturada de sal. Nós trocamos a nossa água 1 vez.
2- Lave, descasque e corte as cebolas em meia lua ou rodelas bem finas. Coloque a manteiga e a cebola em uma frigideira grande e deixe em fogo médio até que comece a amolecer e a dourar.
3- Empurre a cebola que ela ocupe metade da frigideira e coloque a carne seca na outra parte. Deixe a carne fritar/dourar e a cebola continuar em seu processo de dourar. Revolva os dois de vez em quando sem deixá-los misturar.
4- Quando a carne estiver no ponto, bem dourada e bonita, misture os dois e deixe dar o ponto final, até a cebola ficar bem dourada. Depois, coloque a farinha aos poucos e mexa até que ela vire uma farofa. Está pronta uma entradinha espetacular para servir em mini cumbucas!
—



Comentários(3)
Pingback: 10 receitas de farofa de calabresa para um acompanhamento delicioso – Mari Carvalho
Pingback: 10 receitas de farofa de calabresa para um acompanhamento delicioso |
Pingback: 8 receitas de farofa de dendê para quem ama a culinária baiana – Mari Carvalho