Dona Laura é uma daquelas pessoas especiais, que igual a ela não existe. Ela tem uma história de vida incrível que está toda documentada no livro A Cozinha da Alcobaça. Atualmente, Dona Laura toma conta da Pousada da Alcobaça, que fica em Petrópolis, RJ, e é especial em muitos aspectos, como localização, ambiente, charme, quartos maravilhosos, natureza e atendimento. Aqui, vamos focar na comida.
Usamos muitas receitas desse livro em nossa casa e vamos começar com a que comemos todos os dias no café da manhã quando vamos lá, que é a Panqueca da Alcobaça.
Dona Laura, seu livro é um presente!
Vai precisar de…
3 ovos grandes
1/3 de xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico
50g de manteiga amolecida, não derretida
1/2 xícara de leite
Sal
Obs: Dona Laura usa manteiga sem sal. Se a manteiga for salgada, não precisa colocar sal.
Vamos começar!
1- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
2- Coloque no fogo uma chapa grossa de ferro fundido (nós usamos uma frigideira de fundo grosso) e despeje com uma concha uma quantidade de massa suficiente para formar uma panqueca. Não precisa untar, pois a massa já tem manteiga suficiente. Ela vai assumir o formato redondo naturalmente.
3- Quando formar bolhinhas na superfície, vire a panqueca com uma espátula. Pincele com manteiga para dar um sabor especial. Quando estiver dourada do outro lado, retire e repita o processo até a massa acabar. Está pronto! Depois é só servir com geléia, frutas secas ou mel.
“O fogo deve ser graduado de acordo com a necessidade, mais fraco ou mais forte”. Faça primeiro uma panqueca pequena para testar a temperatura.
—
Comentários(18)
Rô, adorei a receita e o blog está ótimo! O Rafa costuma fazer essas panquecas colocando blueberries ou morango picadinho na massa – fica de tudo de bom! Um verdadeiro crime rsrsrsrs quando for fazer de novo, testa e depois me diz =)
Um beijo,
Dani
Faremos o teste, Dani, obrigada pela dica ;-)
Um beijo!
Gente isso aqui esta de matar uma pessoa!! Nunca vi tanta gostosura junta!! Deli, deli!!! Beijo
Pingback: A cozinha da Alcobaça – Segredos da tia Emília, junho/2012 | Clipping
Estou adorando o site! Já fiz algumas coisinhas que deram super certo! Vc sabe dizer se é possível guardar a massa na geladeira, e por quanto tempo? É que como moro sozinha não dá pra comer tudo de uma vez, né?! rs Obrigada ;-)
Oi Luizinha! Que bom, ficamos felizes em saber! Realmente, é bastante massa para uma pessoa só :)
Nós nunca fizemos a massa e usamos no dia seguinte, sempre preparamos as panquecas de uma vez. Mas acreditamos que mais um dia na geladeira não tenha problema. Se fizer o teste, conta pra gente se deu certo e manda umas fotos da panqueca ;)
Beijos!
Vou ficar devendo as fotos! Não deu tempo… hahaha… ficaram ótimas!
Que show, Luciana!! ;D
E deu pra conservar de um dia para o outro?
Beijos
Guardei até por dois dias na geladeira e ficou ótimo do mesmo jeito! Bjs
Pingback: Fotos Instagram da semana | Segredos da tia Emilia
Nossaaaaaa!! Que delícia!! Vou tentar fazer para o maridinho essa semana!! Amei as mudanças do site, vcs estão de Parabéns!! Bjs
Oi Claudia, obrigada!!
:D
Depois conta como ficou!
Beeeijos!!
Dona Laura já mora em meu coração. hahaha. Que delícia de apresentação essa, certamente entrou para a lista de receitas à fazer. Obrigado por compartilhar.
Adorei!!! Vou fazer amanha no dia dos namorados!!!
Olá, aumente sua renda.
Aprenda a fazer marmitas Fit.
Acesse o site:
http://bit.ly/marmitafitfaçavocêmesmo
Amei a Receita. Para um Pequeno almoço é Perfeito. Posso partilhar a Receita no meu Blog e linkar para você?
Abraços.
Olá Afonso, pode sim.
Gente que delicia, amei esse blog, parabéns pelas receitas maravilhosas.