Eu amo bruschetta! Minha preferida é esta, a tradicional, com tomates picados, azeite de oliva e manjericão. Mas cada vez que fazia em casa, saia de um jeito: sem sal, com muito azeite, com a torrada mole etc e resolvi fazer o velho pedido para receitas bem simples:
– Mãe, vamos colocar bruschetta no blog?
É simples, muito fácil, mas para quem é como eu e está precisando de umas regrinhas para acertar mais, aí vai mais um segredo da Tia Emília.
Rende 6 bruschettas
Vai precisar de…
6 fatias de baguete ciabatta
2 tomates médios maduros
20 folhas de manjericão
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite de oliva (1 para os tomates e 1 para a mistura de alho)
2 pitadas de sal
2 pitadas de pimenta moída na hora
Vamos começar!
1- Retire as sementes dos tomates e pique-os em cubinhos de meio centímetro (nem muito grandes, nem pequenininhos). Coloque-os em um recipiente e misture com 1 colher de sopa de azeite de oliva, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta moída na hora (equivale a 2 voltas do moedor de pimenta) e as folhas de manjericão. Reserve 6 folhas pequenas de manjericão para enfeitar.
2- Em outra vasilha, esprema o alho, coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva, uma pitada de pimenta moída e uma pitada de sal e misture tudo.
3- Corte o pão ciabatta em fatias de 1 centímetro ou um pouco mais finas, descartando as pontas. Lambuze somente um lado das fatias com a mistura de alho e azeite e coloque uma grelha para esquentar em fogo alto.
4- Quando a grelha estiver quente, coloque as torradas com a parte lambuzada virada para cima e espere cerca de 1 minuto, até que o pão fique levemente crocante, antes de dourar. Vire o lado e espere cerca de 3 minutos, até que o azeite e o alho deixem a torrada dourada. Retire e arrume bem bonito em um prato com a parte dourada voltada para cima.
5- Em seguida coloque a mistura de tomates por cima – aproximadamente 1 colher de sopa para cada torrada -, enfeite com uma folha de manjericão e sirva.
—
Comentários(5)
Pingback: Menu para a Páscoa #2 | Segredos da tia Emilia
Pingback: Menu Dia dos Namorados #1 | Segredos da tia Emilia
Pingback: Colocando em prática | Segredos da tia Emilia
Pingback: 48 receitas de bruschetta que garantem um aperitivo irresistível | ABIP
Pingback: 10 receitas com alho negro incrivelmente saborosas e refinadas – Mari Carvalho