Do livro Especialidades Francesas
Esse frango é muito gostoso e fácil de fazer! Acompanha maravilhosamente bem uma massa passada na manteiga e queijo parmesão, arroz com sálvia, cebola gratinada, purê de batata com mandioquinha, couve-flor gratinada, suflê de queijo etc.
Vai precisar de…
3 peitos de frango
2 colheres de sopa de manteiga, sendo 1 para os legumes e 1 para os frangos
3 colheres de sopa de vinho branco
1 cenoura
1/2 talo de salsão (aipo)
1/4 de talo de alho poró
1/2 colher de cafezinho de pimenta branca para os peitos de frango
1 colher de cafezinho de sal para os peitos de frango
1/2 colher de cafezinho de sal para os legumes
1 pitada de pimenta branca para os legumes
1 limão para lavar os frangos
Vamos começar!
1- Lave os frangos com limão por 5 minutos, depois lave em água corrente e reserve. Coloque uma travessa no forno em temperatura baixa para aquecê-la.
2- Faça um corte longitudinal nos peitos de frango, como mostra o filme, para poder colocar os legumes dentro, sem abrir suas laterais.
3- Misture 1 colher de cafezinho de sal com 1/2 colher de pimenta branca e tempere os peitos de frango. Deixe-os descansar no tempero enquanto fatia e refoga os legumes.
4- Corte em tiras finas o salsão, a cenoura e o alho poró. Como a cenoura é comprida, corte-a ao meio depois de fatiada.
5- Coloque 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira, em fogo médio. Quando a manteiga derreter, acrescente os legumes, tempere com sal e pimenta e deixe dourar levemente, até que fiquem macios. Deve durar cerca de 10 minutos. Mexa de vez em quando.
6- Quando estiverem prontos, coloque os legumes dentro dos peitos de frango com uma colher de sopa.
#ObsDaTia: sempre existe variação na espessura dos peitos. Para os de espessura maior, coloque mais legumes para que a quantidade de legumes fique proporcional.
7- Em outra frigideira, coloque a colher de sopa de manteiga restante em fogo alto. Quando ela estiver bem quente, começando a dourar, coloque os frangos recheados para dourar, um ao lado do outro. Vire os lados.
8- Retire a travessa aquecida do forno e coloque os frangos prontos. Imediatamente coloque o vinho branco na frigideira em que fez o frango e deixe reduzir por 30 segundos. Regue o frango com este molho e sirva imediatamente!
—
#DicaDaTia: a receita original deste prato é feita com vinho tinto.
—
Comentários(10)
Pingback: Colocando em prática « Segredos da tia Emilia
Pingback: Arroz Nobre « Segredos da tia Emilia
Pingback: Colocando em prática! « Segredos da tia Emilia
Pingback: Colocando em prática « Segredos da tia Emilia
Pingback: Risoto 4 queijos « Segredos da tia Emilia
Pingback: Menu de carnaval #3 « Segredos da tia Emilia
Pingback: Menu para o seu final de semana | Segredos da tia Emilia
Pingback: 41 receitas com peito de frango irresistíveis para inovar o cardápio | Receitas Poderosas
Não se lava nenhum tipo de carne.
As bactéria que ficam em sua superfície podem ser facilmente mortas com o calor do preparo.
Se você lava, permite que essas bactérias adentrem a carne.
E isso sim pode significar um problema, pois sendo mais profunda pode ser que ela nao seja morta com o calor do processo de preparo e com isso causar infecções, contaminações, mal estar, etc.
De novo isso ! Aqui no Brasil todo mundo lava as galinhas e frangos, sempre, e há até um ditado “Quanto mais se lava mais saboroso fica”, além de tirar o terrível cheiro de frango. Até agora, em 500 anos não vimos ninguém morrer de botulismo, salmonela ou algo parecido !!! Os nossos frangos tem tanto antibiótico ( assim como os ovos, que tem uns 10 ), que não temos esse problema !!! Talvez um frango orgânico, no interior, sem cuidados ….